Deputado
Fabian Figueiredo

Fabian Figueiredo

Eleito pelo círculo eleitoral de Lisboa
Sociólogo

Fabian Figueiredo é formado em Sociologia pela Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), membro da Comissão Política do Bloco de Esquerda e do seu secretariado nacional.

Durante os tempos de estudante, envolveu-se em vários movimentos em defesa do Ensino Superior Público Universal e Gratuito, do direito à habitação, pela preservação das Repúblicas estudantis de Coimbra, nos movimentos em defesa da paz e contra as políticas de austeridade.  Trabalhou no setor da hotelaria e da agricultura para pagar os seus estudos. 

Foi também Bolseiro de Integração na Investigação no Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra (CES-UC), colaborando com o Observatório Permanente da Justiça (OPJ) num projeto relacionado com a morosidade na justiça portuguesa, bem como em outros sobre gestão de redes públicas de abastecimento de água e sobre reorganização de sistemas de transporte rodoviários urbanos. Nos últimos anos, foi assessor do Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda e secretário da vice-presidência da Assembleia da República. 
Em 2017, foi cabeça de lista do Bloco de Esquerda à Câmara Municipal de Loures. Em 2019, foi candidato do Bloco de Esquerda pelo círculo eleitoral de Lisboa. Em abril de 2021, chegou pela primeira vez à Assembleia da República em regime de substituição temporária do deputado Pedro Filipe Soares.